terça-feira, 28 de junho de 2011

A PRIMEIRA VERDADE

"Eis a nobre verdade que nos concerne o sofrimento: o nascimento é sofrimento, a velhice é sofrimento, a doença é sofrimento, a morte é sofrimento, estar unido àquilo que não se ama é sofrimento, estar separado daquilo que se ama é sofrimento, não realizar seu desejo é sofrimento. Em resumo, os cinco elementos que constituem o nosso ser são sofrimento."

Um comentário:

  1. A verdade sobre o budismo que eu entendi até agora: O budismo não é religião,ideologia seita ou mesmo uma filosofia de vida como eu leigamente descrevia quando alguém me perguntava. Para eu afirmar essa verdade tenho que ter consciência do conceito e características de cada uma dessas concepções desde sua forma conceitual às suas verdades de aplicação.
    A verdade é que desejo conhecer é verificar que o budismo não se trata de um conceito formal, baseado no metatfísico ou espistemiológico(filosofia),menos ainda em algo sobrenatural e divino(religião) que se deve seguir simplemente (seita)ou apenas um conjunto de idéas que fazem um certo sentido(ideologia). A verdade que eu entendo até agora é que o budismo é o meu caminho e buda sou eu.
    OM MANI PADME HUM

    ResponderExcluir